Resenha - Aquários



Sobre aprender a nadar em mar aberto:


Sinopse: "No litoral de Alagoas, mais precisamente na Praia de Garça-Torta, contígua à de Riacho Doce, tão conhecida graças a José Lins do Rêgo, existia uma rua de terra vermelha batida, beirando o mar azul, onde duas casas idênticas se avizinhavam. Numa delas, residia Raquel, jovem bióloga marinha, dona de beleza e altivez invejáveis, lésbica assumida, que pagou o preço desde cedo para viver sua orientação sexual com dignidade. Pois fora ali, naquela casinha rústica e preenchida de aconchego em cada espaço, que a moça cuidou de construir um peculiar aquário imaginário, tudo com a finalidade de se proteger das dores, dos amores, das decepções, de alguns percalços. E sua vida seguia assim, blindada, até o dia em que Olívia, médica, careta e casada, veio habitar a casa ao lado, juntamente com o marido, durante aquele que logo se tornaria um inesquecível verão. Assim como Raquel, a bela mulher de pele alva e cabelos acobreados guardava sonhos, segredos e zelos, construindo nesse entremeio também seu aquário. Vizinhas em casas e almas, será que o amor teria capacidade de trincar os vidros espessos que as separavam? Descobrirá quem ousar mergulhar em Aquários."


Em pouco mais de 1 hora devorei o livreto de romance que faz parte da coleção Jardins em Mim.


 "Ah! Nay, são quantos capítulos?" 

Um! Com 87 razões para você deixar seu medo de colocar os pés fora do aquário do comodismo, das relações fadadas ao fracasso, da inércia diante da vida, do medo de ser magoado novamente. De um lado tem Raquel, escondida em uma caverna dentro de seu aquário particular. Do outro, Olívia, a beira de morrer asfixiada pelo trabalho do marido e o peso de algumas decisões(ou a falta). Um "Oi" inusitado, uma curiosidade acerca da moça gentil que caminha pelas manhãs e um lugar paradisíaco são o ponto de partida para ruptura das paredes que as impedem de alcançar a felicidade.O "romancezinho" teria Alceu Valença como trilha.


Ps: Escuto Boleros enquanto escrevo, ao lado de uma taça de vinho. Embora Alceu se enquadre, tenho convicção que boleros combinam com o nado sincronizado rumo aos mares do amor.


Livro: Aquários 
Autora: Marina Porteclis
Editora Pel

Saiba mais


Comentários