Resenha - Criaturas da Noite

 


Sobre Contação de Histórias:

  

Desde a infância nos é ensinado a temer tudo aquilo que não é palpável, aquilo que não conhecemos e nem podemos dizer sobre sua ´procedência. Nyx, na mitologia grega, é a personificação da noite. Segundo Hesíodo, o poeta grego da antiguidade, a Noite seria filha do Caos. O que poderia colaborar para a formulação de tramas imaginárias escondidas sob o manto da escuridão.

De acordo com alguns dicionários, Criatura refere-se a pessoa ou coisa que resulta de um ato de criação. Lendas e histórias, que seus griôs juram veracidade, são contadas e recontadas. Monstros e entidades são deformadas de acordo com a região. É também sob o véu da noite que os enamorados se encontram, que raras flores desabrocham e muitos animais despertam para viver neste mundo selvagem. Hoje, assumindo momentaneamente a função de Griot (pronuncia-se griô), venho ajudar a transmitir histórias de um povo.

Era uma noite de lua cheia quando a proposta foi lançada. Outras noites e muitas luas passaram até que a derradeira Criatura da Noite se materializasse. Essa criatura era diferente de todas as outras já vistas, pois dentro dela haviam tantas outras que surgiam conforme alguém as lapidava. Desde tesouros malditamente guardados a deusas aprisionadas. Tinham vampiros sem escrúpulos e tolos mortais, mulheres fantasmagóricas e sedutoras que desejam apenas um beijo em meio a uma longa viagem, heranças malignas de um pai doentio, uma -  não tão - dócil gata vital, espíritos apegados aos seus amantes mortais. Para não dizer que todas as pequenas criações tem o toque frio do breu e de Ikú, a Morte, houve também um grande amor impedido de ser plenamente vivido pela inveja e que esperou gerações para se concretizar. Não antes da batalha entre vida e desgraça, é claro.

Criaturas, em muitos pontos e de culturas distintas, e em outros tão iguais. Mas não precisa temer ataques a revelia, pois todas elas - por mais inofensivas que aparentem ser - estão aprisionadas em uma grande caixa blindada contra feitiços e possessões. De onde nenhum coração enegrecido e ganancioso por poder poderá sequer invocá-los com outra finalidade que não a de conhecimento. Essa - não tão grande - caixa os imprimiu e encadernou em folhas denominando-a Nocte Creaturae, pois a língua pode até ser considerada morta, porém sua memoria é vívida.

 

“O maior terror pode ser a nossa mente.”


Titulo: Criaturas da Noite
Organização: Adriana P Silva
Editora PEL

Ps: A capa é a do ebook.


Saiba Mais



Comentários