Resenha - Memórias de Armário

 


Sobre Caminhos:


Cinco mulheres. Cinco histórias de vida que tomaram rumos inimagináveis. Cinco caminhos cheios de pedras pontiagudas e espinhos. 


Manoela. Patrícia. Ana Inês. Fernanda. Helena. 


Nomes que sugerem personalidades fortes, mas nem sempre é da forma que pensamos/queremos/desejamos. Eu comecei a ler essas histórias em meados de 2020, por forças maiores parei. Recomecei uns dias atrás e só parei quando finalizei. Confesso que das cinco histórias,  uma teve minha atenção total. 


Não sei se pela narrativa ser tão tristemente atual ou se pelo fio de esperança que finalizasse de uma maneira positiva. A Danielle Aragão nos deu um alento com o desfecho dessa narrativa, em especial, mas ela me impactou de forma tão profunda que eu não poderia deixar de falar sobre essa moça que teve a vida atravessada pelas mentiras, injúrias, ambição alheia, posse e descontrole do ser humano. 


Manoela, a primeira história, nos remete ao amor juvenil. Com seus encontros e desencontros até o derradeiro reencontro e a afirmação da conexão. As outras moças também tiveram encontros com amores, dissabores e, principalmente,  com elas mesmas. 


Memórias de armário são relatos que em alguns momentos podem parecer que são as nossas histórias. São narrativas comuns e, justamente por isso, tornam-se singulares. Vi um pouco de mim em todas elas e não sei se a Dani estava escutando Oito Estórias da Ana Carolina, mas me lembrei de um trecho que diz: 


"Todas as moças são partes que encontrei em mim. Riem,sonham e querem um grande amor totalmente pra si. 🎼


Título: Memórias de Armário 

Autora: Danielle Aragão  

Editora Scortecci 


Saiba mais


#LiteraturaNacional #LiteraturaLGBTQIA #LiteraturaNordestina #LiteraturaLésbica 

#ResenhasDaNay

Comentários