Microconto - Ministrações Vivenciais



Uma vez me perguntaram qual a diferença entre afeição e afetar. A primeira, e óbvia diferença, é que a primeira é um substantivo e a segunda é verbo. Fui ao meu amigo dicionário e obtive como respostas:

-Afeição é o ato de nutrir uma relação de carinho e proteção com alguém querido.
-Afetar. Fazer com que alguém se sinta abalado; atingir.

Retornei a mesma pessoa apresentando meus achados e indaguei-a quanto a essa curiosidade. Ela me disse que já sentiu muita afeição por pessoas de várias escalas em sua vida. Porém foram decepções e partidas variadas que, com o passar do tempo, todos aqueles sentires pararam de a afetar.
Voltei pra casa pensativa. Já estive nessa situação diversas vezes. 

A Vida, Mestre em Educação, nos ensina que o sentimento bonito, terno, fica junto às lembranças que compõem quem você se torna. Entretanto, o amadurecimento e aprendizagem vem quando a dor deixa de ser sentida, quando a falta e a saudade deixam de serem doloridas e nada mais daquilo que a deixaria em frangalhos a atinge. 



Comentários